Dúvidas

Algumas dúvidas que surgem...

Como ingressar no Movimento? Mediante ao termo de adesão do Movimento Nós Podemos Santa Catarina (abaixo). Basta preenchê-lo e enviá-lo para nós (nospodemosblumenau@gmail.com) que encaminhamos ao Movimento Estadual. As reuniões em Blumenau são quinzenais com duas horas de duração, sendo em sua maioria das 16h às 18h, itinerante (variando entre as entidades/empresas/organizações participantes do Movimento). Anualmente existem dois eventos Estaduais, um simpósio e a certificação, para receber a certificação, a entidade deve estar pelo menos a um ano no Movimento e preencher um formulário específico que será avaliado por um comitê estadual. É possível exercer cargos localmente e estadual, de acordo com o interesse de cada entidade. 
Após a entrega do termo de adesão o nome da empresa irá sair na revista Estadual. 
Quando podemos declarar e incluir os ícones do movimento em campanhas/projetos internos? Independente de participarem do Movimento vocês já podem utilizar os ícones dos ODM, a logo do Movimento e dizer que são signatários pode ser a partir da assinatura do Termo de Adesão. As imagens vocês podem baixar através do Portal ODM.
Quando e como deve ser feita a  assinatura do termo de adesão MOVIMENTO NACIONAL PELA CIDADANIA E SOLIDARIEDADE/NÓS PODEMOS (disponível no site: http://www.nospodemos.org.br/o-movimento
Quais são os investimentos necessários? (apenas nos projetos desenvolvidos pela empresa ou há algum “fundo comum” (mensalidade) para as empresas integrantes) Não há mensalidade, apenas despesas de patrocínios com ações realizadas por nosso Movimento, onde cada empresa ajuda conforme sua disponibilidade e/ou afinidade e programas internos da própria organização.
Como é veiculado o nome das empresas participantes do grupo? Existe solicitação prévia? (campanhas de divulgação do movimento, projetos, etc.) Quanto realizamos algum evento sempre é solicitado para alguém do grupo (entidade) realizar a arte do evento, as demais repassam suas logos para que esta faça uso e somente nestes momentos costumamos divulgar a logo. Em entrevistas do Movimento falamos o nome das entidades.
Como são avaliadas as ações praticadas pela empresa? Através da certificação estadual. O impacto maior é calculado pela própria empresa, que acompanha o resultado de seus projetos. Para 2014 estamos prevendo o 1º Fórum dos Objetivos do Milênio em Blumenau, o que possibilitará as empresas, entidades, governo e comunidade discutirem os indicadores de nossa cidade e como podemos melhorá-los.

TERMO DE ADESÃO*

O Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade foi criado em 2004 para conscientizar e mobilizar a sociedade civil, empresas e os governos para o alcance, até 2015, dos 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), estabelecidos no ano de 2000 pela Organização das Nações Unidas (ONU), em conjunto com 191 países, dentre eles, o Brasil.

O Movimento é resultado de um conjunto de iniciativas sociais de diferentes setores da sociedade brasileira, e busca contribuir para a melhoria das condições de vida das pessoas, numa perspectiva de desenvolvimento sustentável e inclusivo, especialmente nos municípios onde moramos. O senso de urgência é grande tendo em vista que faltam menos de 4 anos para o ano 2015.
Desde 2009, Santa Catarina abraçou essa ideia integrando ao Movimento Nacional e criando o Movimento Nós Podemos Santa Catarina (MNPSC), contribuindo com os esforços nacionais e internacionais na realização de projetos e ações para atingir as metas dos Objetivos do Milênio.
O papel do Movimento, em todo o país, é buscar envolver a sociedade civil organizada, as empresas públicas e privadas, e o Poder Público, todos no cumprimento dos ODM por meio da mobilização de diversas redes, fóruns de debate, conselhos, elaboração de projetos, ações e demais atividades.

As entidades participantes do Movimento assumem os compromissos abaixo, mediante a assinatura do presente Termo de Adesão que deverá ser digitalizado e enviado a Secretaria do Movimento por e-mail[1] e o original encaminhado por correspondência, num prazo máximo de 30 dias após a sua assinatura:

1. Considerar os Objetivos do Milênio propostos pela ONU como uma das suas ações institucionais importantes para alcançarmos um mundo melhor: socialmente inclusivo, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrado;

2. Incentivar outras instituições do Estado e Município a incorporar os Objetivos do Milênio como agenda institucional e, sempre que possível, estabelecendo metas a serem alcançadas até 2015 em âmbito estadual, regional ou municipal;

3. Disseminar informações dos Objetivos do Milênio à população em geral e, sempre que possível, divulgar as marcas dos ODM, a logomarca do MNPSC nos materiais institucionais e os diagnósticos ou estudos da situação dos ODM no país, estado, região e município para ampliar as ações visando o alcance e superação das metas previstas;

4.  Promover os Direitos Humanos, os valores da Cooperação e da Solidariedade, a Ética e a Transparência nas informações institucionais e juntar esforços e fomentar parcerias para apontar caminhos de mudança do padrão de consumo atual visando o desenvolvimento sustentável;

5. Contribuir para o fortalecimento do Movimento Nós Podemos Santa Catarina e, sempre que possível, participar e estimular a criação de comitês municipais dos ODM ou articular ações conjuntas com movimentos que tenham objetivos semelhantes;

6. Enviar, anualmente, à Secretaria do Movimento Estadual um relatório em formulário específico (enviado pela Secretaria do Movimento), das ações da instituição realizadas em prol das metas dos ODM. Este relatório credenciará a instituição a receber o CERTIFICADO ODM/SC** de participação no Movimento Nós Podemos Santa Catarina e poderá ser amplamente divulgado pela instituição.

Em contrapartida o MNPSC se compromete a divulgar os nomes das entidades signatárias do Termo de Adesão em todos os materiais impressos, eletrônicos e, sempre que possível mencioná-los nos eventos realizados pelo Movimento.

Ciente dos compromissos assumidos e de que a renovação de nossa participação está condicionada ao cumprimento destes, subscrevemo-nos e passamos a compor o Movimento Nós Podemos Santa Catarina.

Florianópolis (SC), (data).
____________________________________________________________________
ASSINATURA DO REPRESENTANTE LEGAL DA ORGANIZAÇÃO/INSTITUIÇÃO
Nome:
Cargo:
Organização:
Contatos telefônicos:
E-mail:



Notas:

*- Este Termo de Adesão tem prazo de validade indeterminado, condicionado ao atendimento do item 6 do respectivo Termo. O não cumprimento do item 6 do Termo de Adesão implica no descredenciamento da participação no MNPSC até que o referido compromisso seja efetivado.

** - Para o relatório do Movimento 2012, contendo as ações em prol dos ODM realizadas pelas instituições durante 2011, serão considerados também os relatórios ou balanço social das instituições que já relatam suas ações. Entretanto, recomendamos o uso do formulário padrão da Certificação que será enviado pela Secretaria do Movimento. Para o relatório do Movimento 2013, relatando as ações realizadas em 2012, somente serão considerados aqueles enviados por meio do formulário padrão da Certificação ODM/SC.

I. MISSÃO
Mobilizar e articular empresas, governos, sociedade civil e comunidade na execução de projetos que contribuam para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODM, buscando a melhoria da qualidade de vida em Santa Catarina.

II. VISÃO
O Movimento Nós Podemos Santa Catarina é reconhecido por sua contribuição na melhoria da qualidade de vida do Estado, em decorrência do trabalho em prol dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODM, articulado com empresas, governos, sociedade civil e comunidade.

III. PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES DO MOVIMENTO ESTADUAL
·   Articular as diversas organizações envolvidas com os ODM;
·   Elaborar plano estratégico (diretrizes e principais ações);
·   Firmar parcerias com outras instituições;
·   Mobilizar e apoiar gestores públicos na definição de políticas em prol dos ODM;
·  Apoiar iniciativas do Poder Público que visam a municipalização dos ODM;
·   Disseminar informações sobre os indicadores dos ODM;
·   Captar recursos financeiros e materiais para consecução de suas ações;
·   Promover atividades de capacitação em torno dos ODM;
·   Monitorar e divulgar resultados dos ODM em SC;
·   Coordenar o processo de mobilização estadual em favor dos ODM (Círculos de Diálogo, Círculos Locais de Trabalho, seminários, encontros, palestras e reuniões);
·   Apoiar os Comitês Locais do Movimento em suas ações.


TERMO DE ADESÃO

·         IDENTIFICAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO

Nome da organização:
CNPJ:  
Endereço:
CEP:                     - Fone:
Site:
email:
N. de empregados:
Segmento da atividade principal:

Visão:



Missão:
 


Valores:




·        IDENTIFICAÇÃO DO REPRESENTANTE DA ORGANIZAÇÃO NO MOVIMENTO NÓS PODEMOS SC

Nome:
Cargo:
Telefones: Fixo(47):
E-mail:


____________________________________________________________________
ASSINATURA DO REPRESENTANTE LEGAL DA ORGANIZAÇÃO/INSTITUIÇÃO
Nome:
Cargo:

Endereço para envio do termo de adesão nós podemos SC
Franciele C. J. Minatelli
Secretária - Movimento Nós Podemos SC

Instituto Primeiro Plano
Rua: João Pinto, nº 30 - sala 803
Centro - Florianópolis - SC
CEP 88010-420

Nenhum comentário:

Postar um comentário