terça-feira, 2 de julho de 2013

Campanha catarinense contra a corrupção será apresentada à ONU

Promotor de Justiça Affonso Ghizzo Neto, idealizador do projeto, vai palestrar em conferência internacional em 24 de julho

Campanha catarinense contra a corrupção será apresentada à ONU Maiara Bersch/Agencia RBS
Em maio de 2013, projeto foi lançado na rede de ensino de JoinvilleFoto: Maiara Bersch / Agencia RBS

A campanha O que Você Tem a Ver com a Corrupção?, idealizada pelo promotor da Moralidade Pública de Joinville, Affonso Ghizzo Neto, terá grandes chances de conquistar o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU).
Nesta quarta-feira, Ghizzo recebeu a confirmação de que sua palestra sobre a iniciativa está na pauta do JCI Global Partnership Summit, evento que será realizado em Nova York entre 23 e 25 de julho. 

A entidade organizadora do encontro é uma das parceiras da ONU e já inseriu entre seus projetos a proposta criada pelo promotor.
— Por meio da parceria oficial com a JCI, os conceitos da campanha criada no Brasil estão sendo divulgados pelos 160 países em que a entidade atua. Isto é fruto de uma rede de contatos muito grande que vem sendo estruturada de forma natural desde 2004, quando criamos o projeto —, diz Ghizzo.
A ideia é aproveitar a conferência, que terá a presença do secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, para tentar firmar a parceria. 

— A palestra será muito importante para consolidar o movimento internacionalmente. Com isso, outros países podem realizar ações semelhantes por meio de organizações engajadas no combate à corrupção, que é um problema mundial. O nosso projeto pode ser facilmente aplicado no mundo inteiro desde que cada sociedade o adapte de acordo com sua cultura —, afirma.
Enquanto isso, pessoas ligadas à campanha estão desenvolvendo uma estrutura de ações que podem ser executadas em todas as comunidades, com workshops e palestras, a exemplo do que já é feito em Joinville. 

— Quando se está inserido em uma comunidade mundial que discute e trabalha pela causa, há uma unificação de forças para que se encontre as melhores formas de mobilização. —
Usando o exemplo da onda de manifestações pelo Brasil, Ghizzo sugere a reflexão sobre o apoio de uma causa internacional. 

— Se o movimento se unificar, não será apenas um país cobrando transparência e honestidade. Os governos não estarão sendo pressionados apenas por seus cidadãos, mas também por todo o planeta. Porque, infelizmente, este tipo de coisa, como a corrupção, só se resolve na pressão. —
http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/noticia/2013/06/campanha-catarinense-contra-a-corrupcao-sera-apresentada-a-onu-4182137.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário