quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Família é Tudo - Revista

Material abordando os ODM item 2 e 6.

46% das crianças e adolescentes experimentam bebida alcoólica dentro de casa
Empresa de bebidas lança cartilha para ajudar os pais a conversar sobre isso com os filhos
Evite   -  A médica especialista em prevenção e saúde coletiva Bettina Grajcer, mãe de Théo, Ian e Nina, conta que a cada dólar gasto em prevenção, você economiza 10 dólares em tratamento. As crianças costumam experimentar aos 13 anos e aos 15 já fazem uso regular da bebida alcoólica. Para evitar, os pais devem ter um papel ativo na vida dos filhos, com acompanhamento e vínculo afetivo para que não seja estimulado o consumo. “Você não deve impor a sua vontade, mas deve estabelecer limites”, explica a médica. O corpo da criança e o aspecto emocional estão em desenvolvimento, ela não está preparada para receber o álcool e isso deve ser retardado ao máximo. É um desafio que deve começar dentro de casa.
Papo em Família tem o objetivo de estimular o diálogo sobre bebidas alcoólicas no âmbito familiar e educacional. Esse diálogo é imprescindível para que o tema não se torne um tabu e os jovens possam conhecer os riscos do consumo indevido de álcool. 

O conteúdo do projeto foi desenvolvido com base em estudos de instituições especializadas no assunto e contou com a participação de um grupo de profissionais de diferentes áreas do conhecimento, como saúde, educação e sociologia. 

A cartilha abaixo é a principal peça do programa e ponto de partida para todas as outras peças que, ao longo dos próximos meses, serão lançadas periodicamente, estimulando a constante interação que o diálogo exige. 

Leia e baixe a cartilha, veja os vídeos e fique atento às próximas publicações. Boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário